terça-feira, 4 de junho de 2019

O que é depressão pra mim

Muitas pessoas me procuram. Querem ajudar.
A maior parte não faz a menor ideia de como fazer isso. Mas tentam.
E soltam as teorias mais imbecis sobre o PARA ELAS é a depressão. Sobre o que eu preciso fazer pra melhorar. Sobre pessoas que ouviram falar que passaram pelo mesmo. Ouço tantas coisas.
Mas não me zango. Mesmo com as maiores baboseiras, eu não me aborreço. 
Eu compreendo que essas pessoas estão falando tudo que sabem para tentar ajudar. 
Só me permito ouvir pessoas bem próximas e q estimo muito. Acho q um dos traços da depressão é se isolar nesse casulo. É um lugar seguro, às vezes.
Por isso não fico chateada com as teorias estapafúrdias dessas poucas pessoas que chegam a mim. Tá tudo bem!

"Depressão é um termo utilizado na psiquiatria para designar um transtorno de humor, uma síndrome em que a principal queixa apresentada pelos pacientes é o humor depressivo e às vezes irritável, durante a maior parte do dia. No entanto, a depressão é considerada muito mais profunda do que a tristeza. A palavra "depressão" vem do latim depressio, de deprimere, que significa “apertar firmemente", "para baixo”. As funções psíquicas e a motricidade do indivíduo com depressão ficam mais lentas, além de haver diminuição da capacidade de atenção e concentração. Também estão presentes pensamentos negativos constantes, sentimento de culpa, sensação de inutilidade, diminuição do prazer e do ânimo para atividades cotidianas e de lazer, além de perda da capacidade de planejar o futuro.​ Inicialmente, o termo depressão era usado para designar sintomas ou caracterizar estados mentais, sendo que a doença era chamada de melancolia, termo criado há mais de 25 séculos. No século XX, em 1995, a depressão passou a ser considerada uma doença ou transtorno afetivo ou de humor. A depressão e a ansiedade são os transtornos psíquicos mais frequentes encontrados na sociedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a depressão é uma das principais causas de incapacidade no mundo, sendo que o suicídio associado à depressão faz cerca de 850.000 vítimas anualmente."
Esse foi conceito de depressão que encontrei em diversos sites sobre significados. Nada científico, apenas um conceito.

Mas eu creio que cada pessoa doente tenha seu próprio conceito. 
O meu já explicitei aqui. É resumidamente uma falta total de perspectiva. 
Você está mal e não vê chance alguma de melhora. Em nenhum aspecto. A única solução viável é morrer e acabar com tudo. Todo o vazio, toda a dor ou os dois juntos.


Nenhum comentário:

Leia também